Plantar Coentro: Algumas Dicas Essenciais ao cultivar essa Planta

Plantar Coentro: Algumas Dicas Essenciais ao cultivar essa Planta
Plantar Coentro: 5 Dicas Essenciais cultivar essa Planta

O coentro é o famoso tempero oito ou oitenta, algumas pessoas amam o sabor e outras não conseguem nem passar perto. Hoje vou te ensinar algumas dicas essenciais para você poder plantar coentro em sua casa e aproveitar ao máximo.

Alguns usos e características do Coentro

Visivelmente o Coentro é muito parecido com um outro tempero, a Salsinha, porém essa familiaridade termina no visual. Portanto, ao comparar os dois temperos você irá notar uma grande diferença no aroma dessas plantas.

O coentro possui um aroma e um sabor extremamente forte e acentuado. Por isso, deve se usar com muito cuidado na culinária, ele pode desequilibrar muito facilmente uma receita.

Certamente, você irá encontrar o uso mais constante do coentro em culinárias nordestinas, oriental e alguns pratos comuns do Mediterrâneo, como frutos do mar e peixes.

Melhores formas de cuidar do Coentro

Temperatura e Luz

A planta do coentro precisa de um ambiente com pouca umidade e com temperaturas acima dos 20 °C, principalmente durante o inicio da vida da planta. Portanto, estações ideais para o plantio do Coentro é durante o Outono e a Primavera.

Outro ponto de muito cuidado com o Coentro é a iluminação. É uma planta que precisa de exposição direta ao sol, pelo menos 4 horinhas por dia. Nesse sentido, lembre-se quanto mais tempo de exposição a luz do sol o Coentro tiver, mais forte e marcante será o seu aroma e sabor.

Adubação

A adubação é um ponto bem fácil de cuidar do Coentro, ele é uma planta que não precisa disso constantemente. Assim sendo, você poderá utilizar de adubos orgânicos, como esterco de galinha ou húmus de minhoca, a cada dois ou três meses.

Como regar o Coentro?

Como dito acima, o Coentro gosta de uma ambiente com pouca umidade, portanto, sempre antes da realização da rega deve-se observar muito bem como está o solo. Esse controle de umidade é essencial para o bom desenvolvimento da planta, tanto água demais quanto água de menos é muito prejudicial para o seu crescimento e desenvolvimento.

Colheita do Coentro

A planta do Coentro chega no estágio para colheita em mais ou menos 50 dias após seu plantio. Como é um tempero que se deve usar sempre da forma mais fresca possível, se atente a cortar apenas as folhas necessárias para a utilização na receita.

Tome cuidado para não exagerar durante as colheitas, se a planta perde folhas demais ela começa a esmaecer e o tempero também perde algumas propriedades rapidamente após a colheita, por isso deve-se utilizar sempre fresco.

Outro ponto de observação é quanto ao aparecimento das primeiras flores, você terá duas opções nesse caso: poderá cortá-las e deixar seu coentro continuar o desenvolvimento normalmente ou preservá-las na planta para conseguir colher algumas sementes.

Dicas de uso do Coentro na culinária

Como dissemos nesse post, algo muito notável no Coentro é seu aroma e sabor extremamente forte e acentuado, por esse motivo deve-se usá-lo com muita atenção para não roubar o sabor de suas receitas.

As folhas do Coentro podem ser utilizadas em receitas de frutos do mar, peixes, saladas, legumes e vegetais, tanto cru quanto em suas preparações.

Outras opções para o uso de suas folhas é na aromatização de azeites, caldos, manteigas e vinagres. Também sendo utilizado em receitas que utilizam de pimentas.

As sementes do Coentro podem ser trituradas para formar um tempero em pó que também pode ser uma opção viável para as receitas citadas acima.

Gostou das dicas? Agora é só plantar coentro em sua casa e aproveitar dessa maravilha de tempero. Mas lembre-se, sempre com moderação.