Pão Australiano para você aprender e tomar com café

Pão Australiano para você aprender e tomar com café

Vem conhecer a massa do Pão Australiano. Talvez você esteja familiarizado com os clássicos pães de forma, mas o que você não sabe é que o Pão Australiano vem em muitas variedades diferentes. Sem contar, é super fácil de fazer! Neste artigo, revelaremos os segredos para uma versão perfeita deste prato típico australiano.

Tempo de preparo: 180 minutos Rendimento: 15 porções

Como fazer pão australiano

Para fazer o pão australiano, comece despejando farinha (trigo, trigo integral e centeio), chocolate, sal e açúcar mascavo em uma superfície plana – junto esses ingredientes em uma tigela antes de despejar no balcão. Faça um buraco no meio (como um vulcão) e adicione um pouco de água morna. Misture e repita o processo até acabar a água. Por fim, misture a margarina, o mel e o fermento. Este processo produz uma massa uniforme e macia. Deixe repousar durante uma hora a cerca de 35ºC. Depois modele o pão como desejar. Polvilhe fubá na bancada antes de abrir a massa, e na massa ao desenrolá-la com o rolo – repita o processo para cada modelo. Depois de enrolado, coloque em duas assadeiras untadas, cubra com um pano e deixe descansar por cerca de 1 hora.

INGREDIENTES

  • 3 xícaras de água morna
  • 4 colheres (sopa) de margarina ou manteiga
  • 1/2 xícara de mel
  • 4 xícaras de farinha de trigo
  • 2 xícara de farinha de trigo integral
  • 2 xícara de farinha de centeio
  • 4 colheres (sopa) de chocolate em pó (ou cacau em pó)
  • 8 colheres (sopa) de açúcar mascavo
  • 1 colher (chá) de sal
  • 2 sachês de fermento biológico seco – 10g cada
  • Fubá fina para polvilhar

O modo de preparo desta receita é bem simples e tenho certeza que se seguir ele passo a passo vai conseguir fazer sua receitinha, vai ficar maravilhosa.

MODO DE PREPARO

  1. Preparo Manual
  2. Em uma superfície plana, primeiramente, despeje as farinhas (trigo, trigo integral e centeio), o chocolate, o sal e o açúcar mascavo – eu misturo esses ingredientes numa bacia e só depois despejo na bancada.
  3. Abra um buraco no meio (como se fosse um vulcão) e acrescente um pouco de água morna. Misture e vá repetindo o processo até a água acabar – às vezes sobra água. Então, ao final, misture a margarina, o mel e o fermento. O processo gera uma massa uniforme e macia (mais para mole). Deixe descansar por uma hora em temperatura de cerca de 35ºC.
  4. Transcorrido o descanso de uma hora, modele os pães conforme desejado.
  5. Em seguida, polvilhe fubá sobre a bancada antes de abrir a massa e sobre a massa ao abrir com o rolo – repetir o procedimento a cada modelagem.
  6. Pode ser dividida em quatro partes e assada em formas de pão ou em porções menores, essa receita rende 15 pães de cerca de 20cm por 5cm
  7. Após enrolados, coloque-os em duas assadeiras untadas, cubra com um pano e deixe descansar por cerca de 1 hora.
  8. Dessa forma, pré-aqueça o forno a 180ºC (fogo baixo). Leve os pães crescidos para o forno e deixe assar até dourar (cerca de 35/40 minutos). Tire do forno e deixe esfriar por 15 minutos. Sirva com manteiga, margarina, requeijão cremoso, cream cheese, mel ou mesmo puro – mais saudável e menos calórico.
  9. Por fim, vale lembrar que a massa descansa uma hora antes de enrolar e mais uma hora depois de modelados os pãezinhos. Lembrando, ainda, que os pães crescem mais um pouco ao assarem.