Como lavar a louça de forma mais eficaz

Como lavar a louça de forma mais eficaz

De acordo com uma pesquisa recente, lavar a louça é a tarefa doméstica mais odiada. Não é estranho, é uma tarefa repetitiva, desagradável se não for realizada no prazo e que não gera nenhum agradecimento. Veja abaixo algumas dicas que vamos passar.

COMO LAVAR A LOUÇA DE FORMA MAIS EFICAZ

Se você cozinhar bem, as pessoas vão elogiar sua comida e o modo como você a preparou. Então, lavar a louça toda que sujou, apesar de você fazer o maior esforço para deixar tudo limpinho, ninguém vai fazer elogios.

Existem utensílios de cozinha, bem como eletrodomésticos, que não cabem na máquina de lavar louça ou não são devidamente lavados, e também existem panelas, peças específicas ou facas que é aconselhável lavar à mão.

Dessa forma, qualquer utensílio delicado deve ficar fora da máquina de lavar louça, seja madeira, copos finos ou outras peças decoradas. Também não é recomendado colocar facas de cozinha boas na lava-louças, pois a junta entre o fio e o cabo pode ser danificada, assim como grande parte das panelas. Isso nos leva à próxima conclusão assustadora: você nunca vai se livrar de fazer esse trabalho manualmente.

Então, muitas famílias, principalmente as mais novas, estão habituadas a usar sempre a máquina de lavar louça ou a esperar que a mãe lave a louça e, quando têm de o fazer por sua conta e risco, acontece o desastre.

Portanto essas pessoas que ainda estão deixando a louça acumular na pia, devem saber que a pia é um dos lugares mais sujos da casa. É sabido que a pia da cozinha pode acumular 500 mil bactérias por metro quadrado, muito mais do que, por exemplo, o vaso sanitário, que em geral costuma ser mais limpo.

Por todos esses motivos, vamos dar algumas dicas que vão te ajudar nessa tarefa árdua.

PREFIRA NÃO JUNTAR NADA NA PIA

Enfim, o ideal é ir esfregando o que puder enquanto cozinha, mas, se não conseguir fazer tudo ao mesmo tempo, pelo menos procure lavar tudo assim que terminar a refeição. Se você adiar a esfregação, não apenas a comida ficará seca e a sujeira será mais difícil de remover, mas também criará a situação perfeita para que as bactérias circulem livremente na sua cozinha.

Se, por qualquer motivo, você não puder lavar a louça agora, enxágue-a com água e algumas gotas de alvejante para evitar a formação das bactérias.

ELIMINE OS RESTOS DE COMIDA ANTES DE COMEÇAR A LAVAR

Remova o máximo possível de restos de comida antes de começar a lavar a louça. Em suma, utilize um raspador ou uma espátula para retirar os pedaços mais difíceis do que colocar tudo na pia e deixar acumular as bactérias.

Se logo após este processo ainda houver comida incrustada, experimente deixar a panela ou frigideira de molho em água fervente, com ou sem bicarbonato de sódio. Desse modo, se o que você tem em mãos é uma panela ou frigideira em que a comida queimou, existem métodos mais eficazes do que esfregar como se não houvesse amanhã, especificamente, usar alvejante.

SE NÃO TIVER DUAS PIAS FAÇA USO DE UMA BACIA

A estratégia de lavagem de louça mais ecológica é ter uma pia ou bacia com água quente e sabão para molhar e lavar a louça, trocando a água conforme necessário, e reservar a outra pia para um enxágue final quando terminar, em vez de lavar cada uma peça um a um em água corrente, que desperdiça muito.

Dessa forma, este método também é muito mais eficiente quando há muita louça para lavar, pois permite trabalhar em lotes.

USE ÁGUA QUENTE PARA LAVAR

Quanto mais quente a água, mais fácil será para dissolver e remover a sujeira. O ideal é usar a água na temperatura máxima que sua caldeira permite e usar luvas para evitar queimar as mãos.

Esfregar com luvas é ideal para proteger as mãos, mas é importante limpá-las e secá-las após cada uso e não armazená-las em uma bola, o que facilita a proliferação de bactérias. Elas não são eternas, devemos trocá-las pelo menos uma vez por mês.

COMECE LAVANDO PELO MENOS SUJO

Para evitar o acúmulo de sujeira na pia, é melhor começar lavando os itens menos sujos, como copos, taças e talheres, continuar com os pratos e tigelas e finalizar com as panelas e frigideiras, que é o que exige o maior esforço. Isso permitirá que você troque a água com sabão com menos frequência (ou não a troque, se tiver pouco o que fazer).

TROQUE A ESPONJA DE LAVAR LOUÇA COM FREQUÊNCIA

Existem muitos tipos de esponjas e todas elas têm suas vantagens e desvantagens. As do tipo “espuma” são talvez as mais limpas, pois não acumulam tanta água e, portanto, têm menos capacidade de abrigar bactérias. Neste caso, é melhor usar esfregões do tipo esponja(que tem os dois lados), mas é importante limpá-los após cada lavagem e trocá-los com frequência.

Uma esponja ou pano pode se tornar um terreno fértil para germes se não for lavado regularmente antes de secar. Os panos de cozinha devem ser lavados sempre que possível a sessenta graus e nunca devem ser reutilizados se estiverem molhados.

DÊ PREFERÊNCIA EM SECAR MANUALMENTE

Não há nada de errado em colocar a louça em um suporte para secar enquanto enxáguamos, mas se enchermos é melhor secar o que não cabe com um pano limpo e guardar a louça. Isto é especialmente importante para panelas de ferro fundido que enferrujam facilmente: devem secar imediatamente após a lavagem.

QUANDO TERMINAR LIMPE TAMBÉM A PIA

É conveniente insistir que a pia é a área de maior risco higiênico da cozinha, senão a de toda a casa. O fato de ser uma área úmida, somada à presença de restos de alimentos, estabelece as bases para o rápido desenvolvimento de microrganismos. Isso é especialmente preocupante no verão, época em que a pia pode ser uma verdadeira fonte de infecção que pode acabar contaminando os alimentos quando, por exemplo, vamos escorrer macarrão ou limpar uma salada.

O ideal é que, depois de lavar a louça, limpemos a lava louça com um esfregão ensaboado, enxaguemos e sequemos com um pano. Também é importante retirar os panos e esfregões para evitar deixar marcas de água e outros vestígios na pia.