Como afiar facas, vamos te mostrar umas dicas

Como afiar facas, vamos te mostrar umas dicas

5 dicas básicas para cuidar das facas e usá-las com segurança, aqui você vai ver, corre aqui agora e aprende como fazer

COMO AFIAR FACAS

As facas são ferramentas básicas em qualquer cozinha, seja em casa ou em um restaurante. Além disso, são utensílios de uso constante na cozinha, por isso vale a pena investir em facas de boa qualidade e assim garantir, com uma boa e adequada manutenção, que serão utensílios que nos acompanharão por anos em nossa cozinha.

A . MANTER AS FACAS AFIADAS

É evidente que uma faca que não corta é uma das principais inimigas de um bom trabalho na cozinha. Além do mais, os profissionais concordam que uma faca mal ou mal afiada pode causar acidentes ou lesões musculares a longo prazo.

Afie suas facas ou tesouras você mesmo. Afiar facas é uma atividade relaxante. Obtenha um bom kit de pedras para amolar com água e pratique primeiro com facas baratas. E acima de tudo , esqueça de afiar com uma máquina . A desvantagem da afiação mecânica é que ela não é fria e pode cegar o fio da lâmina, perdendo essa parte das propriedades mecânicas adquiridas no processo de fabricação. Outra opção é levar a um bom profissional. Lembre-se que vale a pena investir em uma ferramenta usada diariamente na cozinha.

B . USE SEMPRE UMA TÁBOA DE CORTAR

Nunca use uma faca em superfícies de mármore, vidro ou porcelana . As normas sanitárias em hotelaria só permitem o uso de mesas plásticas do tipo polipropileno . Os de madeira permitidos só para uso doméstico. O uso de tábuas de corte permitirá que você cuide das facas para que elas permaneçam tão boas quanto no primeiro dia por mais tempo.

C . NUNCA UTILIZE A MÁQUINA DE LAVAR LOUÇAS PARA LAVAR SUAS FACAS

Embora as instruções da maioria dos fabricantes de máquinas de lavar louça indiquem que as facas podem ser lavadas na máquina de lavar louça, na verdade elas se deterioram com o tempo , pois sofrem ao colidir com os talheres. Dessa forma, além de destoar de outros talheres, os sais dos detergentes e o uso de água quente causam arranhões que acabam danificando a própria estrutura da faca.

Então, em muitos casos, os cabos são feitos de madeira ou materiais que não suportam diretamente os produtos da máquina de lavar louça ou as temperaturas atingidas no processo de lavagem.

Portanto, a maneira ideal de cuidar das facas é lavar e secar completamente a faca com um pano macio imediatamente após o uso.

D . ARMAZENE AS FACAS CORRETAMENTE

Esqueça de manter todas elas em uma gaveta. É importante evitar o contato entre as lâminas para cuidar das facas, pois danificam o fio.

Então, a melhor maneira de armazená-los é usando qualquer um destes produtos:

Blocos de madeira

É a solução mais estética e em muitos casos a mais confortável. Desse modo, existem muitos modelos no mercado, desde a clássica bancada que possui facas, até os mais recentes que são especificamente para serem inseridos em gavetas.

Blocos de fibra de vidro universais

Mais modernos e muito confortáveis, pois não são específicos para facas específicas. Elas são introduzidas verticalmente deixando-as deslizar para baixo. Caso não caiba em uma cozinha mais rústica por questão de estética, pode ser colocado em um recipiente de cerâmica, ficando escondido por dentro e expondo apenas os cabos das delas ou tesouras. Eles geralmente são removíveis para facilitar a lavagem.

Estojos e mantas para facas

É a opção mais segura e adequada para o transporte de delas. Costumam ter diferentes compartimentos com tamanhos adaptados aos diferentes tipos de facas.

Suportes magnéticos metálicos

Costumam ser uma opção bastante econômica e confortável, pois todas as facas ficam à vista, o que facilita a escolha. Eles estão disponíveis em diferentes tipos de formato, como você pode ver em nossa seção de porta-navalhas magnéticos. Existem coloridas, de alumínio, de madeira, revestidas ou não de borracha, que serve para proteger as lâminas delas de arranhões.

Blocos de Facas Magnéticos de Madeira

São uma verdadeira obra de arte. Francamente, eles são um luxo para a cozinha. Como a madeira está em contato com o aço da lâmina, ela não é danificada e, portanto, são a opção ideal para cuidar das de alta qualidade. Geralmente são suportes móveis que não requerem instalação.

Bainhas de facas individuais

Protegem-nas individualmente. É possivelmente a maneira mais barata e fácil de guardar suas facas. Existem tamanhos diferentes e você pode escolher aquele que melhor se adapta ao tamanho da lâmina da nossa faca.

Bainhas magnéticas individuais

Dentro das bainhas de facas individuais, existem bainhas magnéticas individuais. Eles geralmente vêm em três tamanhos padrão.

E . SAIBA USAR A FACA CORRETA

É importante saber distinguir as facas de acordo com seu uso para melhorar o desempenho na cozinha e trabalhar da maneira mais segura possível. É tão perigoso cortar com uma faca mal afiada quanto usar uma que não seja adequada para a peça a ser cortada.

Por exemplo, para o pão é necessário usar a faca de pão, que costuma ser serrilhada porque a casca do pão estraga até as facas mais afiadas. Além do mais, cortar o pão com uma borda reta é tremendamente perigoso, pois é fácil a lâmina escorregar

E então, gostou das dicas? Esperamos que sim!