Antes de tudo, você deve ter em mente que garrafas de vinho não é um carrossel: elas não pode girar, devem estar paradas e apoiada na mesa. Se você virar, levantar e mexer, corre o risco de remover qualquer resíduo que possa ter e a degustação não será tão agradável.
COMO ABRIR GARRAFAS DE VINHO
É muito importante que você coloque a garrafa com o rótulo voltado para os seus acompanhantes, para que apreciem o vinho que vai oferecer: vai dar a impressão de ser um profissional.
Os abridores de dois tempos geralmente têm uma pequena lâmina usada para remover a cápsula. Desenhe um círculo ao redor dela na altura do gargalo (o entalhe abaixo do anel do gargalo) para poder remover a cápsula completamente . Lembre-se de que são suas mãos e a navalha que devem girar, não o vinho.
Você pode limpar cuidadosamente o gargalo e a boca da garrafa, para garantir que nenhuma partícula de metal permaneça. É quando você deve usar o saca-rolhas . Abra a espiral e insira-a cuidadosamente pelo centro da rolha. Gire o abridor lenta mas seguramente até que esteja inserido o suficiente para poder engatar a primeira seção da alavanca na boca da garrafa.
É importante que não ultrapasse a rolha, pois poderia soltar migalhas que cairiam diretamente no vinho.
Assim que o primeiro entalhe estiver engatado, retire a rolha pela metade . Você pode ter que aplicar alguma força, mas não excessivamente. Quando a primeira metade da rolha sair, use o segundo entalhe para fazer o mesmo, insira-o e force novamente até que a rolha saia completamente . Você não precisa fazer barulho. Na verdade, é mais elegante não fazê-lo.
Novamente, limpe a boca da garrafa para remover qualquer possível resíduo que possa ter ficado. E agora você pode aproveitar.
É aconselhável cheirar e observar a cortiça. Pode dar-lhe pistas sobre o estado em que se encontra o vinho . Se estiver muito sujo e cheirar, por exemplo, a mofo, provavelmente não está em perfeitas condições.
QUANDO ABRIR UMA GARRAFA DE VINHO
Vinhos do tipo tintos, secos, espumantes devem ser abertos no momento da degustação . Recomenda-se que os restantes vinhos sejam abertos com uma hora de antecedência para que possam arejar. Mesmo 3 ou 4 horas antes no caso de vinhos especialmente fortes e encorpados. E é que o vinho é quase como um ser vivo, as safras mais jovens quase não precisam de descanso, enquanto as safras mais velhas precisam de tempo para se sentirem confortáveis.
TIPOS DE SACA ROLHAS
- saca-rolhas de dois tempos
- saca-rolhas alado
- saca-rolhas em forma de T
- Saca-rolhas de folha
- saca-rolhas de ar comprimido
- parafuso saca-rolhas
Aproveite o seu vinho!