Aloe vera ou Babosa, comumente cultivada como planta de casa, é conhecida por suas folhas que contêm um gel calmante usado em queimaduras solares e outras irritações da pele. Com mais de 300 espécies (a mais comum é Aloe barbadensis miller), esta suculenta tropical apresenta folhas carnudas em forma de lança com bordas irregulares que crescem a partir de uma roseta basal. Dadas as condições de crescimento corretas, as flores pontiagudas aparecerão no final dos caules em tons de amarelo, vermelho ou laranja. As plantas jovens geralmente não florescem, e a babosa cultivada como planta de casa pode levar anos para produzir hastes de flores. Ainda assim, esta suculenta de crescimento rápido atingirá seu tamanho maduro em três a quatro anos e produzirá filhotes que podem ser replantados ou dados como presente para outros amantes de plantas.
CUIDADOS COM A BABOSA OU ALOE VERA
Aloe vera precisa de solo arenoso ou um meio de envasamento de cactos para prosperar em recipientes. Misture aloe vera em uma plantação de borda com xeriscape(jardinagem que reduz ou elimina a necessidade de irrigação). ou torne-a um ponto focal de entrada, envasando-a sozinha. A babosa em vasos fica bem em decks e pátios, onde também é útil para uso em queimaduras e mordidas de emergência. Ao ar livre, a floração pode ocorrer no final da primavera ou início do verão; as flores geralmente não aparecem em espécimes internos em vasos. De qualquer forma, a planta precisa estar muito madura para florescer e, mesmo assim, pode não florescer todos os anos, principalmente se as folhas estiverem sendo colhidas para uso. Aloe requer pouca rega e praticamente nenhuma fertilização, tornando-se uma planta de fácil manutenção para jardineiros iniciantes.
ILUMINAÇÃO
Aloe Vera ou Babosa precisa de luz natural brilhante para prosperar. Ao ar livre, aponte para até seis horas de sol pleno, com uma pequena pausa na sombra à tarde. Quando cultivada dentro de casa, a babosa deve ser colocada em uma janela com luz solar direta e intensa. O sol direto pode queimar sua pele macia, mas a falta de luz fará com que a planta cresça pernuda e enfraqueça suas folhas, fazendo com que enruguem.
SOLO
Em seu habitat natural, o aloe vera geralmente cresce em condições de solo pobres em nutrientes, em encostas arenosas com drenagem garantida. Garanta uma drenagem adequada em uma panela usando um meio de envasamento de cactos ou solo de envasamento tradicional misturado com perlita e areia grossa. Aloe prefere seu solo ligeiramente ácido, pairando em torno de 6,0, mas é altamente adaptável e também pode crescer em solos neutros ou alcalinos.
IRRIGAÇÃO
Aloe ou Babosa prefere ser regada regularmente, desde que o solo seque completamente entre as regas. Se o solo permanecer seco por longos períodos de tempo, as folhas murcham e enrugam ligeiramente. A planta se recupera quando regada, no entanto, longos períodos de estresse – seca prolongada ou muita água – farão com que as folhas fiquem amarelas e morram. Não regue as plantas ao ar livre durante os períodos de chuva.
Aloe Vera fica dormente no inverno e não requer nenhuma água, desde que tenha recebido água suficiente durante a estação de crescimento. Se o seu clima for chuvoso durante o inverno, considere plantar aloe vera em cascalho ou pedras. Isso permitirá que a água escorra e evite o apodrecimento.
FERTILIZANTE
Aloe Vera ou Babosa cresce melhor em condições de solo pobres (esta planta se adaptou a solos desérticos nutricionalmente pobres) e não requer nenhuma fertilização. Dito isto, alimentar aloe em vasos uma vez por ano a cada primavera pode ajudar a manter um crescimento vibrante. Um fertilizante líquido 10-40-10 para plantas domésticas, diluído até a metade, funciona melhor para uma alimentação anual. Ao ar livre, o aloe geralmente prospera sem qualquer fertilização.