5 Truques para ter Praticidade na Cozinha

5 Truques para ter Praticidade na Cozinha
5 Truques para ter Praticidade na Cozinha

Com a correria do dia-a-dia uma coisa que precisar estar muito bem organizada é a sua rotina. Portanto, algo essencial para essa organização é a praticidade na cozinha. Sendo assim, vou te mostrar como é fácil chegar a essa praticidade com alguns truques.

Tenha os utensílios eficazes

Existe uma gama muito grande de utensílios na cozinha e cada um com funções que irá te ajudar a ter praticidade na cozinha, não deixe de aproveitar essa facilidade. Podem parecer muitos, porém, cada um desempenha sua função com maestria e assim economizando muito tempo durantes os preparos.

Descascadores são utensílios que irão te salvar muito tempo quando você precisar preparar legumes, frutas ou alguns outros tipos de alimentos. Outro utensílio que é muito prático é a tábua, ela vai ser utilizada para cortar frutas, legumes e principalmente diversos tipos de carnes.

Escorredores de macarrão também é outro utensílio muito prático, porque além de sua função principal que seria o macarrão, ele também será utilizado para escorrer outros alimentos, como legumes. Além desses, podemos citar diversos outros utensílios que você poderia investir sem pensar duas vezes como facas, mixers, peneiras, medidores entre diversos outros.

Lembre de congelar porções

Algo essencial para a organização de uma rotina é a otimização de tempo. Então, separe suas refeições, alimentos frescos, legumes, temperos, frutas em recipientes com tampe e congele-os. Para ficar mais organizado etiquete-os para acompanhar a validade de cada item.

Tenha um cardápio semanal

Para ter mais praticidade na cozinha você deverá ter as refeições da semana planejada com antecedência, isso vai agilizar na hora do preparo, como também irá facilitar na hora de fazer as compras no mercado.

Lembre-se de incluir TODAS as refeições que será feitas em casa e não apenas almoço e jantar. Portanto, com a ajuda de um bloco de notas na geladeira ou de um aplicativo de celular, se planeje desde o café da manhã até a ultima ceia antes de deitar. Você irá sentir que essa organização melhora a sua alimentação durante o dia e ajuda na economia.

Uma cozinha organizada é essencial

Um dos principais pontos para se conseguir praticidade na cozinha é mantê-la organizada. Então, comece a organização pelo utensílios, a compra de um separador de utensílios é muito bem vindo aqui, ele vai deixar tudo organizado e ajuda te economizar tempo na hora de encontra-los.

Armários também devem estar sempre muito bem organizado, isso vai te poupar tempo na hora da execução das receitas, sempre que terminar de utilizar algo, limpe e volte pro local de origem, esse hábito irá te economizar tempo no futuro.

A geladeira é outro lugar que deve estar prestando muita atenção na organização, além de te ajudar na hora de preparar receitas, também vai evitar que você tenha perda de algum alimento porque o mesmo estava escondido. Sempre mantenha recipientes etiquetados com a validade e sempre na altura dos olhos.

Você precisa criar uma rotina

Para poder chegar nessa praticidade na cozinha, você deverá criar uma rotina de organização para evitar bagunças e economizar tempo. Limpeza é essencial para uma cozinha ser organizada e deve ser algo natural para você, usou, lavou, guardou.

Deixe um dia da semana separado para conferir todas as validades dos produtos que você etiquetou e todos os recipientes que deixou guardado. Sempre mantendo gavetas e panelas organizadas.

Gostou das dicas? Tenho certeza que se você usar esses truques e coloca-los em prática vai ter uma cozinha bem organizada e muito funcional.